CLINIC 2-
VEGANISMO E SAÚDE CARDIOVASCULAR
A alimentação vegetariana pode auxiliar na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares?
Alimentação vegetariana pode reduzir em até 35% os níveis de LDL. Dieta plant based com baixo teor de gordura a vs dieta onívoro: reduziu estenose coronariana após 5 anos de adoção à dieta plant based.
Insights do caso clínico para a sua prática clínica
Exames bioquímicos
Glicemia, sódio e ureia estamos olhando osmolaridade. Se esses exames estão mais altos, não devemos fazer uma dieta hiperproteica, porque há uma piora da osmolaridade.
Sódio sanguíneo: relaciona-se com resposta adrenérgica. Para avaliar a ingestão, o ideal é avaliar o sódio urinário.
Leucócitos, insulina, ácido úrico, homocisteína, PTH -> verificam dilatação dos vasos.
Leucócitos altos sem infecção -> indica resposta adrenérgica e com isso, ocorre liberação dos leucócitos da parede vascular e fica no sangue.
PTH de 75 -> baixa ingestão de cálcio. PTH- guardião do cálcio corporal, se baixa ingestão de cálcio, aumenta PTH-> se aumenta PTH, leva mais cálcio para o vaso sanguíneo e aumenta aldosterona, ou seja, mais líquido dentro do vaso e, assim, aumenta a pressão arterial.
LDL alto associado com HDL baixo e hipertrigliceridemia, indica LDL pequeno e denso -> mais fácil de ser fagocitado -> maior risco para aterosclerose.
Monócitos baixos no sangue podem estar relacionados com reparo tecidual, devido à inflamação.
Neutrofilo/linfócito = razão maior que 3 -> maior risco cardiovascular, maior risco de trombose.
Hemoblogina mais elevada de uma mulher que não fuma -> relaciona-se com hipóxia -> privação de oxigênio, aumento de glicemia. Quando a hemoglobina abaixar nesse caso, é porque estamos melhorando a inflamação.
PAI-1 – trombolítico. O aumento da insulina pode gerar aumento do PAI-1 e, consequentemente, risco de trombose.
TGP maior que TGO, associado a gordura no fígado.
Para saber se precisa ajustar o cálcio, olhar para cálcio urinário. Cálcio urinário acima de 4mg/kg não é indicado fazer reposição de cálcio.
Ácido úrico mais elevado: aumenta vasoconstrição.
Estratégias nutricionais
Dieta vegetariana e emagrecimento: no músculo aumenta PPAR alfa que aumenta a β-oxidação, assim menos ácidos graxos livres para lipogênese, contribuindo para o emagrecimento. Também ativa PPAR gama que também reduz o polo de aminoácidos livres. Também favorece a saciedade diretamente no estômago e também no intestino, estimulando hormônios relacionados com a saciedade. Ainda, a alta quantidade de fibras estimulam a redução de glicose.
Suplementação:
Prescrever a N-acetilcisteina para aumentar glutationa, pelo fato de cisteína ser aminoácido limitante.
Proteção não se sobressai à agressão. Dessa forma, suplementar nutrientes ou ativos para o fígado não ajusta a causa, ajuda a proteger, mas é necessário emagrecer.
Monitoramento do tempo sedentário -> facilita despertar para a necessidade de se movimentar.
Inventário de despensa e geladeira -> auxiliar a identificar os alimentos que estão disponíveis.
Recordatório no formato de diário alimentar -> importante para a autopercepção.