TALK SHOW -
NUTRIÇÃO INTEGRATIVA NA PRÁTICA
Natália Marques e Vanessa Ottoboni – Nutrição integrativa na prática: uma visão atual
É fundamental que a visão integrativa do paciente também seja uma realidade em toda equipe de profissionais que cuidem dele, a partir da transdisciplinaridade, para garantir a sua individualidade bioquímica.
O expossoma na saúde do paciente
Todo impacto que o ambiente pode causar no organismo das pessoas, tudo que está ao redor. Somatória do impacto genômico, metabólico, bioquímico e comportamental.
É fundamental olhar para a mente, corpo físico, metabolismo, ritmos biológicos, emoções, energia vital, estilo de vida, ambiente (água, solo, poluição, xenobióticos, som, celular) e cosméticos do paciente.
Estimule a autopercepção no seu paciente!
É importante o registro de sintomas, como um diário. Exemplo: registar por um determinado período de tempo como está a pele, favorecendo o tratamento, inclusive, a partir da responsabilidade.
Cosméticos e os impactos:
Os cosméticos convencionais podem conter alta concentração de disruptores endócrinos que têm difícil eliminação pelo organismo (bioacumuladores), potencial alergênico e irritativo, além de excesso de ativos e embalagens que podem impactar no ambiente e, consequentemente, na nossa saúde.
Greenwashing – empresas afirmam de forma falsa que os seus produtos são sustentáveis — Seja usando publicidade, seja colocando informações indevidas nos rótulos.
Dica para a prática clínica – pesquisa de rótulo por meio de ferramentas como Ingred, EWG, Think Dirty e Limpp ou comprar o produto com o selo
Exame Visia:
Pode indicar idade biológica. Correlação do exame VISIA com qualidade alimentar e rastreamento metabólico.
Presença de mancha marrom – desequilíbrio de zinco e cobre, hormonal.
Presença de mancha vermelha – relaciona-se com histamina, como está o estresse.
É importante lembrar que a jornada de alimentação de cada paciente é individual e dinâmica e se relaciona com a genética, bioquímica, metabolismo, microbioma, ambiente, passado e futuro.